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1 comentários

  1. blogger // 22 de maio de 2009 às 21:48  

    CONCESSIONÁRIA VENCEDORA??
    (A saída está nas pessoas!!!).

    O que caracteriza uma concessionária de automóveis vencedora? Em minha opinião, o $uce$$o está no relacionado, na maneira como é construída a ponte entre a empresa e o mercado. O bom gestor precisa comandar o ambiente interno e estar atento na hora de definir as estratégias de atuação junto ao cliente. Com a preocupação adicional de que esses dois caminhos devem ser percorridos de forma simultânea.
    Então, como fazer para que esses dois fatores se complementem? A resposta está nas pessoas. As concessionárias precisam preparar as pessoas e torná-las capazes de atuar com a visão do ambiente e do mercado.
    O olhar sistêmico de nada vale criar planos de marketing, pendurar a declaração de valores e missão na recepção ou acreditar que discursos mudam o resultado, nada disso agrega de fato valor à concessionária. Resultados só são obtidos com no mínimo de planejamento e de integração dos funcionários com as estratégias.
    Pior ainda é gerenciar por tentativas, uma loteria onde estão em jogo investimentos, empregos e patrimônio. O vento, mesmo forte e contrário, permite ao veleiro chegar ao destino desde que se aprenda a manejar as velas, analisar o vento e traçar um plano de navegação.
    Por melhores que seja o casco, as velas, as catracas, a bolina e o leme, eles são simples ferramentas que podem nos levar aos objetivos, desde que existam pessoas que consigam manejá-los. Elas podem fazer com que o barco tenha desempenho de acordo com o ambiente externo e as estratégias exigidas. Estamos falando, portanto, de gerenciar estratégias por meio de pessoas.
    É sabido que a maioria das concessionárias de médio porte apóia suas expectativas em pequeno grupo de pessoas e com relação às demais existe um vácuo, um distanciamento em relação aos objetivos e estratégias, de forma a somente se esperar uma atuação puramente operacional, não condizentes com as estratégias.
    Falta um elo para unir as estratégias pensadas às ações práticas. As pessoas não se integram em relação a pontos comuns e não se sentem participativas e motivadas. Isso torna a concessionária uma estrutura burocratizada e dependente das decisões pessoais isoladas. Esse perfil de concessionária raramente se abre para uma postura voltada ao mercado pela dificuldade de olhar o ambiente externo. “Sabem o quanto economizaram, mas não o quanto deixaram de ganhar”.
    Do outro lado estão concessionárias que valorizam, desenvolvem e integram os colaboradores às estratégias definidas, por meio de um bem desenhado fluxo de processos operacionais, que parte da estratégia e chega aos clientes. Essas concessionárias desenvolvem programas de incentivos à participação, à criatividade e à iniciativa. Abre-se para os clientes, com os colaboradores motivados para ver, ouvir, pensar e apresentar propostas.
    Chega mais longe quem planeja com criatividade que revê os processos e conseguem reduzir custos. Apresenta resultados positivos quem conhece e identifica como os concorrentes agem.
    Tem vida longa concessionária que seu diretor seleciona e entrevista profissionais para cargo de confiança, não deixando para o departamento de recursos humanos despreparados. O diretor é que fortalece o espírito de equipe; e incentiva a participação dos colaboradores.
    Somente com estratégias flexíveis e uma equipe de pessoas preparadas, que atuam a partir de estratégias repensadas e processos revistos, será possível vencer os tempos difíceis, com menos dor e sacrifícios!!!!

    “PENSE NISSO” / $UCE$$O $EMPRE!!!!!
    MILTON RUÍZ - FONE: 43-9920-7880
    Gerente Pós vendas - Londrina - Pr